Reprise de “1001 Noites” desaba na audiência e a continuidade de sua exibição se torna uma incógnita

Se o objetivo da Band era recuperar a audiência perdida com Ezel ao reexibir 1001 Noites, aparentemente, essa estratégia não funcionou. Nesta terça (25/07/2015), a reprise marcou 1,6 pontos de média em audiência, ou seja, uma das menores médias alcançadas desde que a emissora começou a exibir as tramas turcas.

De fato, apesar de as novelas turcas não alcançarem no Brasil o mesmo desempenho em audiência que alcançam em outros países, ainda assim elas fizeram a audiência do canal triplicar no horário. Mas, como qualquer outra empresa comercial, existe uma expectativa e um pensamento grande, ou seja, uma ambição e um desejo de que a audiência seja nos mesmos moldes do que é fora do Brasil, onde chega a alcançar a vice-liderança.
Mas infelizmente, por conta de decisões e estratégias erradas de diretores da emissora, como por exemplo, anunciar uma outra trama inédita como sucessora de Ezel em um evento de apresentação das novidades do ano para o mercado publicitário e, de última hora, decidirem reexibir o primeiro sucesso turco no Brasil, acabou provocando uma visão viciada do público em relação a emissora.
Então, apesar de existirem apelos dos fãs das novelas nas redes sociais, convocando o público cativo das produções turcas a assistirem a reprise, ainda assim isso não surtiu efeito. Portanto podemos imaginar qual será a decisão dos diretores da programação, diante desses resultados.
Nós acreditamos que, ainda poderiam ser tomadas medidas para tentar consertar esse problema de audiência na programação, que seria transferir a reprise para às 15h da tarde, e estrear no horário noturno outra produção turca inédita, deslocando o “Super Bônus” das tardes para as madrugadas de sábado para domingo, já que é um programa que rende um dinheiro importante para a emissora nesse momento de crise econômica no país, porque o canal não possui outro tipo de ajuda financeira como alguma TeleSena, Jequiti ou dízimos de alguma igreja que seja proprietária de canal de TV. Além do mais, as madrugadas de sábado para domingo possuem, por natureza, uma visibilidade menos significante. E para que o público não ficasse perdido com essa hipotética mudança de horário da reprise, a Band poderia exibir, por algumas noites de sábado apenas, um compacto dos capítulos que já foram ao ar.
Mesmo assim, acreditamos que, infelizmente, os diretores da Band não pensarão dessa maneira, então nos resta apenas aguardar que eles vejam os resultados para crerem e pensarem em mudar suas ideias e estratégias, de modo que seja menos prejudicial para a emissora e para que o público continue ainda sentindo alguma vontade de prestigiar, um pouco ainda, a programação do canal.
Você também pode enviar mensagens de sugestão e questionamentos para a programação da Band através do “Fale Conosco“. Para saber mais sobre essa opção, acesse AQUI.

Saiba mais detalhes da novela Mil e Uma Noites em seu site oficial no Portal da BAND clicando AQUI. Você pode acompanhar as atualizações da novela em sua conta oficial no Twitter que é twitter.com/bandnovela . Conheça também o Instagram oficial da novela que é instagram.com/bandnovela e acesse também o Facebook oficial da novela que é facebook.com/bandnovela. E interaja nas redes sociais comentando sobre a novela utilizando a hashtagoficial que é #1001Noites.