BAND adquire um novo formato para integrar o novo programa de Datena na linha de shows e entretenimento dominical!

Como já foi antecipado pelo colunista Flavio Ricco, do UOL, a BAND está preparando um novo programa de entretenimento/variedades para o jornalista José Luiz Datena, aos domingos. A emissora do bairro do Morumbi, São Paulo, acredita que Datena possui um grande potencial de comunicador e o mesmo já demonstrou cansaço por apresentar programas de jornalismo policial. Além disso, vale relembrar o bem sucedido game-show, “Quem Fica Em Pé?”, que foi apresentado também pelo Datena, em 2012, e que chegou a superar, em audiência, as concorrentes Record TV e SBT em diversas ocasiões.

De acordo com o site Notícias da TV, de Daniel Castro, o novo programa vai se chamar “Agora É Com Datena“, e a estreia estaria prevista para o dia 1º de abril, mas também existe um interesse, também, para que a atração estreie ainda ao longo do mês de março, quando começa a entrar em vigor a nova programação 2018 da Band, que agora visa abranger a família toda.

Alguns colunistas fazem comparações dizendo que a Band quer “transformar” Datena em uma espécie de Silvio Santos, porém, quem é mais esclarecido, consegue entender claramente que apenas o forte apelo popular de Silvio Santos que servirá como inspiração para o programa da Band, afinal Datena já possui sua identidade como comunicador, e neste novo programa, essa identidade será trabalhada de uma maneira mais versátil, pelo fato de o programa ser uma atração mais leve, na área de entretenimento e variedades.

Ainda segundo Daniel Castro, Datena continuará no comando do Brasil Urgente, que vai ao ar de segunda a sábado, às 16h, mas que com o passar do tempo, poderá ser assumido definitivamente pelo seu filho, Joel Datena. Mesmo porque, para quem realmente entende de televisão, uma grande mudança repentina, pode ser muito radical.

A nova atração terá um formato semelhante a outros programas de auditório que ocupam as tardes das outras emissoras durante o domingo, e também serão mesclados musicais, games e uma grande participação da prestação de serviço do departamento de jornalismo da emissora. Ainda não está definido o tempo de duração do programa e também não há certeza se vai ser veiculado no período da tarde ou da noite, no lugar do extinto “Pânico”.

Um dos destaques de formato que fará parte do programa será o israelense Raid the Cage, que em sua versão brasileira ganhou o título provisório de Fuja se puder. O formato é um game de perguntas e respostas, feito em dupla: enquanto uma pessoa responde as perguntas feitas pelo apresentador, a outra, caso seu companheiro acerte a questão, tem que entrar numa jaula e pegar o máximo de prêmios que puder dentro de um tempo previsto. O tempo cresce conforme a dupla progride no jogo e a premissa é bem simples: as únicas formas de eliminação são dar uma resposta incorreta ou ficar preso dentro da jaula. A atração, que pertence à Sony, tem feito sucesso internacional: na uruguaia Saeta, com o título Escape Perfecto, é o segundo programa mais assistido do país, atrás somente da versão local do MasterChef. Em Portugal, estreou em 2017 pela TVI e tornou-se um fenômeno instantâneo: levou a emissora para a liderança na faixa horária e destronou O Preço Certo, da RTP1, que liderou o horário com ampla vantagem durante anos a fio.

Sobre a duração do programa, rumores dão conta de que o dominical poderia ter cinco horas de duração, mas esses rumores foram minimizados por Guillermo Pendino, diretor de conteúdo da Band. “Assim como no futebol todo mundo é técnico, na TV todo mundo quer fazer a programação. Ainda não sabemos quanto tempo o programa vai durar, é algo que estamos definindo“, diz.

O executivo confirma que o jornalista vai conciliar o novo programa com o Brasil Urgente. “Mas é evidente que se [a atração dominical] tiver umas 16 horas, vamos repensar a estratégia“, exagera. A estreia está prevista para 1º de abril.

A reinvenção de Datena faz parte da estratégia da Band para 2018: oferecer conteúdos variados para popularizar a programação, para atrair um público que, até o momento, não era prestigiado. “Nós estamos buscando uma grade que atinja todos os integrantes da família. É um novo conceito de programação para este ano“, justifica.

O público feminino, por exemplo, que atualmente é contemplado apenas com os matinais Dia Dia e Sempre Bem, ganhará uma nova opção com o Melhor da Tarde com Cátia Fonseca. O formato deve seguir o feito por Cátia desde o seu início na televisão e também o formato feito por Ana Maria Braga na Rede Globo.

Porém, Pendino nega que a Band vá virar um canal estritamente feminino. “Vamos oferecer uma diversidade de conteúdo. Não podemos abandonar nunca o DNA da emissora, que é esporte e jornalismo. Os programas esportivos [Jogo Aberto, Os Donos da Bola e Terceiro Tempo] vão continuar na grade“, explica ele, que não confirma (ainda) a exibição da Copa do Mundo da Rússia: “É algo que estamos negociando“.

A emissora também tem planos de explorar a versatilidade de outro jornalista da casa, Milton Neves: “Não batemos o martelo ainda, mas é um forte desejo nosso. Não para abandonar o DNA de esportes do Milton, mas aproveitar o potencial de comunicador que ele tem“, conta o diretor de conteúdo.

Fonte: Notícias da TV – UOL – Daniel Castro
Adaptação: Fã-Clube BAND

  • Opinião

Particularmente, nós, o FC da Band, sempre acreditamos que o Datena possui um grande potencial de comunicador, que deveria ser aproveitado pela Band, justamente porque o próprio jornalista já declarou diversas vezes o cansaço de apresentar programas da linha de jornalismo policial; e seu filho, Joel Datena, também possui grande potencial para ocupar definitivamente o cargo de apresentador do Brasil Urgente, que é uma das maiores audiências diárias da Band. E com relação ao horário do “Agora É Com Datena”, também pensamos, em nossas humildes opiniões, que o programa ficaria melhor encaixado nas tardes de domingo, das 15h30 ou 16h até às 20h.